Velório, 1971
Nanquim sobre papel
Velório, 1971
Deixe seus olhos passearem pelo desenho.
Você reparou que alguns personagens possuem mais detalhes que outros? Quais são mais detalhados? Quais chamam mais atenção? Como nosso olhar percorre pelo desenho ao observar que alguns elementos possuem mais detalhes em comparação com outros?
Neste desenho, Poty utiliza diferentes elementos visuais para conduzir nosso olhar através da composição. Um deles é a quantidade de detalhes. Repare que os elementos e personagens que apresentam mais linhas, e linhas mais escuras, possuem sombra e volume distintos, que aparentam saltar do papel e chamam a nossa atenção para sua presença.
Enquanto alguns personagens são representados com poucas e finas linhas, o menino e o morto são desenhados detalhadamente. Ao observar a ação do menino, qual é sua relação com o falecido? Será que ele é capaz de enxergar? Compreender o que presencia? No desenho, qual é a relação da infância com a morte?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.